domingo, 2 de fevereiro de 2014

A biblioteca pública no cenário da sociedade da informação


O avanço da ciência e da tecnologia está intimamente ligado à busca constante de informação. Em todo o processo de evolução do homem, as ferramentas por ele utilizadas foram de grande valia à produção e arquivamento de pensamentos, sentimentos, ações e desenvolvimento. E em busca de soluções para que a informação chegasse mais rápido ao seu destino, o homem inventa - e reinventa - soluções e tecnologias, como o telefone, o rádio, a TV, satélites...

Para que toda esta informação não seja perdida, a sociedade cria instituições de apoio, como a biblioteca pública. Esta instituição, em particular, tem a informação como seu objeto de trabalho - e ouso dizer, como sua finalidade. Biblioteca é local - seja físico ou virtual - de comunicação materializado em disseminação do conhecimento registrado. Seu principal papel em uma comunidade é o apoio à educação formal.

Biblioteca Pública do Paraná, um exemplo

O artigo afirma que a biblioteca pública "acompanha e se ajusta às mudanças que a sociedade experimenta mas se mantém íntegra na observância de suas funções de disseminadora do saber, preservadora da memória cultural da humanidade, estimuladora da educação permanente de cada cidadão" (p. 68). Concordo em partes com o trecho. Não é novidade que a grande maioria das bibliotecas públicas não recebem nenhum auxílio da prefeitura. Ela geralmente não acompanha e nem se ajusta às mudanças da sociedade. Muito pelo contrário: é totalmente parada no tempo com suas velhas e empoeiradas pilhas de livros. Muitas vezes não é culpa do bibliotecário, mas do próprio governo, que torna condições impossíveis para que a instituição cresça e torne um ambiente agradável ao público. Claro que - graças a Deus! - isso não é um fato totalitário. Muitas bibliotecas são abençoadas com acervos incríveis e profissionais competentes, que fazem acontecer.

"A tecnologia da máquina a vapor causando impacto no século XIX ampliando e substituindo o trabalho físico, e o computador representando um impacto maior, por ampliar e substituir o trabalho mental" (p. 71)

E em todo esse contexto, o bibliotecário deve investir em sua formação básica e contínua, afinal ele é o mediador da informação. É interessante também que além de mediador, seja produtor de conhecimento. Além de auxiliar sua própria colocação no mercado, é uma forma de corresponder à sua responsabilidade social, desenvolvendo competências e assumindo uma postura pró-ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário