quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Biblioteca Paroquial

SOUSA, Terezinha Batista de. Biblioteca da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Londrina: Um projeto piloto. Inf. Prof., Londrina, v. 2, n. 1, p. 123-134, jan./jun. 2013.

Biblioteca Pastoral e o pároco Romão
Foto retirada do artigo acima
O artigo trata de um assunto que nunca tinha ouvido falar: Biblioteca paroquial. Interessante, não é?!
Quem teve essa iniciativa foi o pároco Romão Martini Martins da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, que um dia falou em missa que tinha esse desejo. Ele tinha vários livros e DVDs religiosos em sua casa e gostaria de compartilhar com os fieis. Então um grupo de bibliotecárias e diversos outros voluntários começaram a dar início à Biblioteca. E o que antes era somente um projeto, desde 2012 passou a ser realidade.

"Uma biblioteca paroquial se faz necessária, pois é o melhor meio de se disseminar a informação e promover a expansão cultural, social e religiosa da comunidade, transformando-se em um valioso centro de informações, mais perto, fácil e prático para todos os paroquianos." (p.124)

Não me lembro se já comentei aqui, mas trabalho em uma Instituição Católica. Uma faculdade, melhor dizendo. Também temos diversos livros de teologia, psicologia, comportamento, religiões. Como possuímos o curso de filosofia, a procura por esse tipo de leitura é bem grande.

"Segundo o papa João Paulo II (1987), 'A informação é o caminho da sensibilização, da verificação, do controle da realidade dos fatos nos caminhos da paz'. A biblioteca é o lugar ideal para se obter informação e conhecimento de cunho geral e principalmente religioso." (p. 125)

O mais bonito nesse projeto é ver o carinho e cuidado com que o pessoal teve com os materiais. Houve um processo de limpeza, higienização e seleção de materiais, sendo que o que não dava para ser usado, foi para descarte. Além de tudo isso, a biblioteca já é informatizada. O programa utilizado por eles é o PHL, um software simples e maleável que requer um pouco de conhecimento sobre catalogação. Como eu disse, a biblioteca é aberta ao público, e conta com atividades como hora do conto e a formação continuada para catequistas, desenvolvendo um lindo projeto de leitura dentro da comunidade.

Ah sim, outro ponto interessante do artigo é que sua autora deixa claro que por meio das diferentes pastorais, são ministrados cursos e palestras, e que a biblioteca também pode fornecer as informações que os interessados necessitam.

Fiquei bem contente com este projeto. Para quem deseja entrar em contato com eles, entre neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário