quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Resenha - Uma criança no inferno - Dave Pelzer


Começando o ano com a resenha de um livro bem pesado rs
Uma criança no inferno é a autobiografia de Dave Pelzer. O pai de Dave era bombeiro. A mãe, Catherine Roerva era viciada em limpeza e ótima cozinheira. Porém, Catherine começou a mudar seu comportamento e beber. Beber muito. Quando os irmãos de Dave nasceram, ele começou a ser muito maltratado. Acredite. Quando eu digo muito, é realmente muito.

"Depois, minha mãe me mandou subir no fogão e deitar sobre as chamas. Queria me ver pegando fogo. Eu me recusei. Chorava e implorava." (p. 40)

Catherine Roerva

Depois de algum tempo, o pai de Dave também começa a beber, talvez para esquecer dos problemas com a esposa. Sempre dizia ao filho que estava planejando alguma maneira dos dois fugirem do "hospício". Para o autor, a escola era seu refúgio. Com os arranhões e hematomas que chegava exibindo em sua escola, dizia aos professores histórias absurdas de que havia caído ou batido em algum lugar enquanto brincava.

O autor passa todo o livro contando em detalhes o que sua mãe fazia a ele. Achei um livro fortíssimo, e em várias passagens fiquei com ânsia de vômito. Tive de parar a leitura para respirar e pedir a Deus por todas as crianças que passam por problemas parecidos. Não darei tantos detalhes da história e muito menos trechos. É uma leitura válida para reflexão. No final do livro há alguns contatos de Instituições brasileiras de apoio para crianças e adolescentes.

O autor, Dave Pelzer


Nenhum comentário:

Postar um comentário